Gestão de pessoas: é preciso agirh!

Já não é de hoje que empresas e profissionais de diversas áreas falam, debatem e trabalham em cima da importância da gestão de pessoas para os negócios das empresas.

Mas na hora de fechar o resultado desta equação, percebo que ainda falta muito para chegarmos ao ponto ideal, se é que existe o ponto ideal em um ambiente povoado por profissionais de gerações tão distintas.

Falta preparo, educação de base, mudança de comportamento (da sociedade) e tantas outras coisas, afinal até outro dia o negócio era ‘resultado custe o que custar’ e, como que em um apagar e ascender de luz, agora o foco é resultado como consequência de pessoas felizes e motivadas.

Não escrevo para estabelecer uma polêmica ou discussão, mas para apresentar caminhos mais simples para entendermos e praticarmos com verdade a tal gestão de pessoas.

Um destes caminhos é do formidável Marcelo Silva, um grande executivo que está hoje no Magazine Luiza, que em seu livro “Gente não é salame” conta de maneira leve e simples o que é e como se chega ao verdadeiro processo de gestão de pessoas. O outro não passa pelos livros, mas é tão fantástico como o primeiro.

Trata-se de um produto, mas prefiro chamar de um guia, um guia chamado AGIRH que foi feito para que ao menos os gestores de recursos humanos saibam como praticar a gestão de pessoas, afinal gerir é cuidar, é se importar, é valorizar o ser humano.

Digo que esse produto é fantástico pois ele vem carregado de sabedoria, de conhecimento e experiências vividas por profissionais de um tempo em que as coisas eram mais leves, o mercado não era globalizado e as pessoas eram mais valorizadas até o dia em que surgiu a tal reengenharia e elas  foram (ou nós fomos) cortadas(os) como se ‘corta salame’.

Se depois dessa leitura estiver interessado no primeiro caminho e se tiver sorte (afinal de tão bom vive esgotado), você o encontra nas melhores livrarias; já o segundo é mais fácil, é só clicar no nome AGIRH.

Vivam as pessoas!

Eugênio do Val

Publicitário, empresário e diretor do Grupo Produção Coletiva

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s